Comandos úteis no Linux

As vezes preciso de algum comando que não uso todo o dia e por isso não os decoro, então estarei listando e aqui alguns comandos úteis que já usei no linux, e sempre que achar interessante, acrescentatei mais.

Para começar vou colocar também os camandos mais comuns, que a maioria já sabe, mas pra quem está iniciando no linux pode ajudar. Tenho também várias postagens sobre linux e aplicativos opensource. O Linux Professional Institute tem um curso muito bom sobre linux e com versão em portugues!

Comandos básicos

$ cd —> mudar de pasta (change directory)

$ ls —> listar arquivos (list)
   ls -l -> -l (long) listar arquivos mostrando mais informações dos arquivos

$ pwd —> Mostra o a pasta onde está
/home/user

$ touch newfile.txt —> Cria um novo arquivo

$ cat > newfile.txt —> Cria um novo arquivo e permite escrever o conteudo. Use CTR + D para sair.

$ arp -a [endereço de ip] -> Nos da o Mac Address do IP

Comando para criar pasta simbólica:

ln -s [path of the target file] [symbolic name]

Comandos úteis

sudo dmidecode --type 17  —> Mostra as informações dos slots de memória e dos pentes de memória inseridos

Você poderá facilmente encontrar qualquer comando na internet. A Canonical tem um manual do Ubuntu para iniciantes que poderá acessar aqui.

Comandos interresantes

neofetch -> comando que mostra várias configurações sobre o sistema operativo.

Sincronizar o OneDrive no Linux

Tenho o Office 365 familiar, e isso me dá direito a um grande espaço de armazenamento em nuvem através do OneDrive. Minha família usa o Office. Eu por outro lado, tenho como sistema principal o linux, e ai temos um ponto. Apesar da aproximação atual do Windows com Linux, não exite um aplicativo oficial nativo para sincronização de dados com sistemas do pinguim. Já faz um tempo que estou usando o Fedora como meu sistema operacional e preciso sincronizar meus aquivos.

OneDriver

Isso é possível graças a ao aplicativo onedriver desenvolvido por Jeff Stafford. É muito fácil instalar e usar. Para isso conta com instruções de instalação para as principais distribuições linux como Fedora, Ubuntu, Pop_os!, Manjaro, etc.

Continuar lendo Sincronizar o OneDrive no Linux

Como adicionar caracteres especiais através do teclado no windows e no linux.

Sempre que preciso usar um caractere que não tem no teclado tenho que sair procurando um lugar onde tenha esse caractere especial para copiar para adicionar colando. No entanto existe uma forma mais inteligente, e certamente mais rápida, para se fazer isso, e é disso que se trata este post. Já existe muitas páginas com caracteres especiais e keycodes na internet, mas são tão grandes e completos que demora para achar o que quero e não achei nenhum mostrando “abrir aspas” e “fechar aspas” com “aspas curvas” ou “aspas inglesas”, porque não gosto de “entre aspas” com “aspas simples”. É cada mania! Aqui está de forma clara, sucinta e didática a forma como podemos com uma simples combinação de teclas, inserir qualquer caractere existente em uma fonte.

Continuar lendo Como adicionar caracteres especiais através do teclado no windows e no linux.

Como instalar LEMP no Debian 10 Buster de forma simples e completa

Este é um tutorial com o passo a passo utilizado para instalar o Nginx, MariaDB, e PHP7.3 no Debian 10 Buster. Trata-se de um conjunto (Stack) de diferentes softwares que trabalham juntos apelidado de LEMP, que significa Linux, Nginx, MariaDB/MySQL e PHP. Todos estes são componentes open source de uso livre tanto pessoal como comercialmente. Existe também o LAMP que usa Apache em vez do servidor web Nginx.

Pré-requisitos para instalar LEMP no Debiam 10 Buster

É necessário, para seguir este tutorial, ter o Debian 10 Buster instalado e rodando na sua máquina local ou em um servidor remoto. Precisará ter acesso como root para instalar programas no Debian, o que pode ser feito com o comando sudo.

Continuar lendo Como instalar LEMP no Debian 10 Buster de forma simples e completa

Flameshot — Software poderoso e fácil de usar para captura de tela

Existem várias ferramentas para de captura de tela. Normalmente, cada distribuição tem uma forma de lidar com isso. O Windows melhorou muito a sua ferramenta de captura de tela e no linux, a maioria das distros tem uma ferramenta para fazer isso. O ambiente Gnome tem um aplicativo nativo exelente também. No entanto, assistindo um video do Dionatan Simioni no canal Diolinux vi que ele usava uma ferramenta para isso, desenvolvida no ambiente linux, e resolvi testar também.

screnshot

Estou falando do Flameshot. É um recurso muito bom e supera as espectativas. Você faz a captura do que quiser em sua tela e ainda pode “editar” na própria tela antes de mandar salvar em um arquivo. Não é complido de usar e no próprio site está bem explicado (em ingles).

Continuar lendo Flameshot — Software poderoso e fácil de usar para captura de tela