Habilitar a câmara virtual do OBS no Fedora

Ultimamente tenho usado o Fedora no meu computador principal e no notebook. Vez por outra me sinto tentado a usar o windows para alguma coisa, principalmente as coisas que já funcionavam plenamente no windows. Pra ser sincero, tem muitas coisas coisas funcionando melhor no Linux. Entretanto, com algumas, foi preciso insistir em procurar uma solução! A boa noticia e que sempre tem.

Dessa vez precisava dar um aula online. No Windows usava o OBS para capturar a imagem da minha webcam, onde eu posso dar uma melhorada na imagem e usar a função câmara virtual nativa do OBS Studio.

O Fedora não instala por padrão a Câmera Virtual do OBS

Instalei no meu Fedora 37 com Gnome o OBS e para minha surpresa o botão “Iniciar câmera virtual” não estava lá!

Continuar lendo Habilitar a câmara virtual do OBS no Fedora

Sincronizar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye”

Neste post vou explicar como instalar o OneDriver para sincronizar a Nuvem da Microsoft – OneDrive com a pasta local de uma distribuição Linux Debian. Anteriormente fiz um post sobre como sincronizar o Microsoft OneDrive no Linux, e com ele é possível seguir os caminhos para qualquer distribuição linux. No entanto, a instalação de exemplo tinha sido feita no Fedora, que é uma das mais simples. Então, agora vou instalar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye”, quem tem alguns passos a mais como veremos a seguir.

Como instalar OneDriver no Debian

Vamos ao trabalho. A fim de sincronizar a nuvem da Microsoft com o seu computador Linux rodando o Debian 11 vamos usar o aplicativo OneDriver desenvolvido por Jeff Stafford. Conforme as instruções que estão em inglês, somos direcionados para o repositório OpenSUSE onde se encontram as instruções para instalação, que para felicidade da maioria de nós, está em português. 

Continuar lendo Sincronizar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye”

Sincronizar o OneDrive no Linux

Tenho o Office 365 familiar, e isso me dá direito a um grande espaço de armazenamento em nuvem através do OneDrive. Minha família usa o Office. Eu por outro lado, tenho como sistema principal o linux, e ai temos um ponto. Apesar da aproximação atual do Windows com Linux, não exite um aplicativo oficial nativo para sincronização de dados com sistemas do pinguim. Já faz um tempo que estou usando o Fedora como meu sistema operacional e preciso sincronizar meus aquivos.

OneDriver

Isso é possível graças a ao aplicativo onedriver desenvolvido por Jeff Stafford. É muito fácil instalar e usar. Para isso conta com instruções de instalação para as principais distribuições linux como Fedora, Ubuntu, Pop_os!, Manjaro, etc.

Continuar lendo Sincronizar o OneDrive no Linux

Trabalhar com textos, planilhas e apresentações com programas gratuitos – Alternativas ao MS Office.

Quando precisamos trabalhar com textos, planilhas e apresentações, provavelmente, o melhor aplicativo é o Office da Microsoft. Ele não precisa de apresentações. Está disponível até para dispositivos da Apple que tem um excelente editor de texto. Claro que tem preferencias pessoais, no entanto é fato que para textos, planilhas e apresentações, o Office da Microsoft se tornou o padrão. Infelizmente ele não é grátis, nem livre, e muito menos de código aberto. Se estiver determinado a usar o MS Office é só comprar o aplicativo ou contratar o serviço de assinatura e aproveitar todos os benefícios — nesse caso indico o plano familiar, que pode ser compartilhado por até 6 integrantes, com o Office 365 instalado no computador, compartilhado na nuvem e acessível de celular ou tablet.

Continuar lendo Trabalhar com textos, planilhas e apresentações com programas gratuitos – Alternativas ao MS Office.

Flameshot — Software poderoso e fácil de usar para captura de tela

Existem várias ferramentas para de captura de tela. Normalmente, cada distribuição tem uma forma de lidar com isso. O Windows melhorou muito a sua ferramenta de captura de tela e no linux, a maioria das distros tem uma ferramenta para fazer isso. O ambiente Gnome tem um aplicativo nativo exelente também. No entanto, assistindo um video do Dionatan Simioni no canal Diolinux vi que ele usava uma ferramenta para isso, desenvolvida no ambiente linux, e resolvi testar também.

screnshot

Estou falando do Flameshot. É um recurso muito bom e supera as espectativas. Você faz a captura do que quiser em sua tela e ainda pode “editar” na própria tela antes de mandar salvar em um arquivo. Não é complido de usar e no próprio site está bem explicado (em ingles).

Continuar lendo Flameshot — Software poderoso e fácil de usar para captura de tela