Obs-fedora-virtual-camera

Habilitar a câmara virtual do OBS no Fedora

Ultimamente tenho usado o Fedora no meu computador principal e no notebook. Vez por outra me sinto tentado a usar o windows para alguma coisa, principalmente as coisas que já funcionavam plenamente no windows. Pra ser sincero, tem muitas coisas coisas funcionando melhor no Linux. Entretanto, com algumas, foi preciso insistir em procurar uma solução! A boa noticia e que sempre tem.

Dessa vez precisava dar um aula online. No Windows usava o OBS para capturar a imagem da minha webcam, onde eu posso dar uma melhorada na imagem e usar a função câmara virtual nativa do OBS Studio.

O Fedora não instala por padrão a Câmera Virtual do OBS

Instalei no meu Fedora 37 com Gnome o OBS e para minha surpresa o botão “Iniciar câmera virtual” não estava lá!

Obs sem virtual webcam

Verifiquei e a versão era a mais atual, portanto a função deveria estar aqui. Mas não estava. O problema está em uma biblioteca que não está no repositório básico do Fedora 37 — o v4l2loopback. Simplesmente instalando esse pacote, a função é ativada e o botão volta a aparecer.

Habilitando e instalando o pacote v4l2loopback

Para instalar o pacote que habilita a função de câmera virtual no OBS é preciso primeiro habilitar o repositório rpmfusion:

sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-34.noarch.rpm

Depois instala os pacotes v4l2loopback e kmod-v4l2loopback

sudo dnf install v4l2loopback kmod-v4l2loopback

Agora, é só abrir OBS novamente o botão estará lá, simples assim!

Portanto, o linux é simples, só precisa saber resolver do jeito certo.

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

Nos encoraje deixando seu comentário aqui.