Ler a Bíblia – Por onde começar sua 1ª leitura bíblica?

O cristão deveria ler a Bíblia todo o dia. Mas muitos não conseguem criar o hábito de a ler regularmente. Iniciar a leitura sem uma estratégia pode levar ao desanimo e ao abandono precoce desse nobre propósito. Por isso, se você vai ler a Bíblia é importante saber por onde começar. Muitos têm a ideia de comecar a ler do início ao fim, o que parece uma boa ideia, mas pode não ser uma boa prática, principalmente para quem esta iniciando a primeira leitura. Esse tipo de leitura sequencial, que começa em Gênesis e pretende ir até o Apocalipse, do primeiro ao último livro, não tem sido muito eficiente para a maioria dos leitores. A experiência mostra que quem começa a ler dessa forma costuma desistir em poucas semanas. 

O livro de Gênesis e boa parte de Êxodo são interessantes para se ler, porque relatam histórias de muitos personagens e acontecimentos. A maioria das pessoas que se propõem a ler a Bíblia diariamente dessa forma, consegue chegar até ai. Nesse ponto, a narrativa começa a ficar maçante. São narrativas importantes mas a leitura é cansativa até para leitores mais experientes. Além disso, esse tipo de leitura não é um caminho para todos, muito menos para um iniciante. 

Talvez, agora, você pense que seria melhor ler um texto ao acaso. Abrir a Bíblia aleatoriamente e ler o que aparecer pela frente. Isso seria melhor do que não ler nada, mas certamente não vai contribuir muito para um desenvolvimento espiritual saudável e ainda pode levar a interpretações totalmente equivocadas e fora de contexto.

Por onde começar ler a Bíblia?

No entanto, a leitura da Bíblia pode ser muito produtiva e prazerosa. Pode ser feita com poucos minutos diários e com um pouco de disciplina. É possível vencer o marasmo e conseguir ler todo dia um pouquinho. Certamente não é preciso ler toda a Bíblia no primeiro ano, é preciso ler a Bíblia durante todo o ano. Mesmo que demore mais de três anos, se ler constantemente, certamente vai conseguir ler toda a Bíblia.

Mas afinal por onde começar! Comece pela primeira carta do Apóstolo João, uma carta que está quase no final da Bíblia. Para entender melhor porque deve começar por esse livro leia o artigo que escrevi sobre 1ª João. Tem apenas 5 capítulos. Seria bom ler todos os cinco capítulos de uma vez logo no primeiro dia, quando está bem animado e motivado. Uma leitura dinâmica. Apenas sublinhe as palavras e frases que mais chamaram a sua atenção.

Para entender melhor importância desse livro e porque deve começar a leitura por ele, leia o artigo sobre 1ª João.

Se não entender como localizar uma referencia biblica, como a que demos – 1 João 5, confira o post sobre Referencias Bíblicas.

Tirando o máximo de proveito

Para que a leitura seja proveitosa e faça diferença, além da ajuda indispensável do Espírito Santo, é preciso procurar entender o que se leu e transformar o conhecimento adquirido em exercícios práticos e aplicáveis ao dia a dia. Por isso, vamos ler novamente o mesmo livro, um pouco mais devagar, começando pelo capítulo um e avançando apenas um capítulo por dia, para com calma fazer, além da leitura, uma rápida meditação.

Para ajudar na sua meditação, responda estas duas perguntas básicas:

  1. Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
  2. Como vou aplicar na minha vida, de forma prática, o que aprendi hoje?

O texto bíblico do dia, pode conter coisas importantes que vão facilitar a elaboração das respostas às perguntas anteriores. Portanto, ao ler, preste atenção e procure por:

  1. uma promessa de Deus,
  2. uma ordem,
  3. e um princípio eterno.

Comece a ler, sublinhe na sua bíblia ou note na lateral de uma folha de papel essas coisas conforme vão aparecendo no texto. Ore pedindo inspiração para o Espírito Santo, e responda as perguntas. Tire um tempo para pedir a Deus forças e coragem para vivermos conforme sua Palavra, nos tornando cada dia mais parecidos com Cristo.  

Ficha de Leitura

De fato, se fizer isso para cada capítulo da 1ª carta de João, terá lido cinco dias e feito as respectivas meditações, uma para cada capítulo. Surpreendentemente estará experimentado algo tremendo e especial.

Roteiro de Leitura

Agora que já sabe como fazer e por onde começar, vou dar o restante do roteiro para o leitor seguir: 

  • Evangelho de João.
  • Evangelho de Marcos.
  • Carta aos Gálatas.
  • Efésios.
  • Filipenses.
  • Colosenses.
  • 1 Tessalonicenses.
  • 2 Tessalonicenses.
  • 1 Timóteo.
  • 2 Timóteo.
  • Tito.
  • Filemom.
  • Evangelho de Lucas.
  • Atos.
  • Romanos.
  • Evangelho de Mateus.
  • 1 Coríntios
  • 2 Coríntios.
  • Hebreus.
  • Tiago.
  • 1 Pedro.
  • 2 Pedro.
  • 2 João.
  • 3 João.
  • Judas.
  • Apocalipse.

Inegavelmente alguns capítulos que são muito grandes, no entanto não é preciso todo ele em um único dia. De fato você pode dividir em várias partes. Assim que verificar que assunto foi concluído, você pode parar e escrever a sua meditação. Depois, no dia seguinte, continua a leitura do capítulo e de mais uma parte dele.

Um plano que também recomendo para leitores iniciantes é plano “Novo Testamento em um ano” disponivel no aplicativo YouVersion. Tem versão para Android, iPhone, KindleFire e na Web.

Logo que terminar de ler o Novo Testamento, provavelmente já terá adquirido o hábito de ler a Bíblia. Agora deve ler também o Antigo Testamento. Como já estará acostumado, não será muito dificil atravessar as narrativas detalhadas, as genealogias extensas e a quantidade numeros e contagens. Certamente se deliciará com as inumeras histórias de personagens marcantes e cronicas fascinantes.

Se você iniciar hoje a ler diariamente a Bíblia e seguir este roteiro simples e eficiente, certamente você terá experiências fantásticas com Deus, se fortalecerá na fé, aumentará seu conhecimento bíblico, terá confiança para orar, adquirirá maior domínio sobre o pecado, conseguirá mais clareza na tomada de decisões e estará sempre capacitado para testemunhar do amor Deus aos outros.

Antes de sair daqui para fazer sua leitura devocional da Bíblia, gostaria que comentasse sua experiência em ler a Bíblia.

Compartilhe este conteudo nas suas redes sociais!

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

9 comentários em “Ler a Bíblia – Por onde começar sua 1ª leitura bíblica?”

    1. Obrigado pelo retorno Jackelline. Se tiver duvidas ou precisar de ajuda, e so pedir (nem sempre consigo responder rápido)

Deixe uma resposta