versoes-php-xampp

Xampp com várias versões de PHP

O XAMPP é um ambiente de desenvolvimento muito popular entre desenvolvedores em PHP, e não é para ser usado em produção. É de código aberto, completamente gratuito e fácil de instalar e usar.

Por padrão, a instalação vem com uma versão atualizada do PHP, no entato você pode escolher instalar o XAMPP com a uma versão específica do PHP. Mas, para mudar de versão, teria de desistalar o xampp e reinstalar com outra versão do xampp, que rode a nova versão do PHP.

A boa notícia é que, sim, é possível rodar o XAMPP com outras versões além da varsão instalada originalmente pelo aplicativo.

Portanto, neste artigo, vou mostrar como colocar o Xampp para rodar simultaneamente várias versões do PHP, onde em quatro simples passos, você porderá criar um novo projeto configurado para rodar com qualquer versão do PHP.

Este é manual mais completo e claro que você vai encontrar sobre assunto em toda a internet.

O ambiente de instalação

No entanto, antes de continuar, parto do pressuposto que o XAMPP já está instalado, na pasta padrão de instalação – C:\xampp – e que estamos usando o Windows 10 ou superior como sistema operativo.

A pasta C:\xampp deve conter as pastas padrões – apache, htdocs, php, tmp – e um monte de outras coisas.

1. Baixar o PHP

Primeiro é preciso ir no site do PHP e baixar a versão que precisa ser instalada. Para isso, é preciso ir ao site do PHP e em downloads escolher a versão que precisa baixar observando o sistema operacional e a arquitetura que você usa. No entanto, o Xampp só roda a versão Thread Save do PHP, portanto, confirme se é essa antes de baixar!

Em seguida, descompacte a versão baixada e renomeie o arquivo para identificar o PHP e a versão (Ex: PHP82 para a versão 8.2.0 do php, ou PHP74 para a versão 7.4.33 do PHP).

Por fim, copie essa pasta para dentro da pasta de instalação do xampp, que por padrão, no windows fica em c:/xampp.

2. Configurar o PHP

Para que a nova versão do PHP funcione vamos fazer duas coisas importantes:

1) Verficar se dentro da pasta da nova versão do php tem o arquivo php.ini. Caso não tenha esse arquivo será preciso procurar o arquivo php.ini-development e renomeá-lo como php.ini.

2) Abrir o php.ini com editor de sua preferência e procurar pela linha ; extension = "ext" e apagar o “;” que está no inicio da linha. Simples assim! Salve e feche o arquivo.

3. Configurar o Apache

No aplicativo Xampp, na linha do Apache, click em config e selecione ‘Apache (httpd-xampp-conf)’ e vai abrir o arquivo httpd-xampp-conf. Nesse arquivos vamos informar ao apache que está disponivel uma nova versão do PHP.

Editar configurações do apache
httpd-xampp-conf

Essa ação abrirá o aquivo de configuração. No final desse arquivo vamos adicionar as instruções a seguir que nesse exemplo vai acrescentar a compaibilidade com versão 7.4 do PHP:

ScriptAlias /php74 "C:/xampp/php74"
Action application/x-httpd-php74-cgi /php74/php-cgi.exe
<Directory "C:/xampp/php74">
    AllowOverride None
    Options None
    Require all denied
    <Files "php-cgi.exe">
        Require all granted
    </Files>
    SetEnv PHPRC "C:/xampp/php74"
</Directory>

Para acrescentar a versão 8.4 do PHP precisaria substituir todos os lugares onde tem php74 por php84, lembrando que essas são as pastas das novas versões do PHP preparados no ponto anterior.

Dica Extra

Tem um detalhe importantíssimo que não pode passar desapercebido – é preciso dar permissão de gravação para um arquivo do XAMPP. Dentro da pasta C:\xampp click com o lado direito do mouse no arquivo xampp-control.ini e selecione “Propriedades” como ilustrado na figura a seguir:

Abrindo a Janela de propriedades, selecione a aba “Segurança” e dê ao arquivo as permissoes de ‘Leitura & Executar’ e de ‘Escrita’.

4. Associar um Projeto a uma versão do PHP

Por fim temos que definir que versão do PHP estamos usando em um determinado projeto. No Xampp criamos uma pasta para cada projeto. Essa pasta fica localizada dentro da pasta c:/xampp/htdocs.

Assim, para associar uma determinada versão do php ao projeto é preciso definir, nas configurações do Apache, que versão vamos usar ao acessar o diretório do projeto.

Portanto, temos mais tres passos para ter um projeto que rode PHP 7 no XAMPP com uma instalação padrão com o PHP na versão 8.2 – versão padrão do XAMPP mais recente na data que escrevo o arquivo:

a) Criar uma pasta para o projeto

C:\xampp\htdocs\projeto-rodando-php-7

b) Associar a pasta a versão do php no arquivo de configuração do apache

Abrir o arquivo httpd-xampp-conf, da mesma forma que fizemos no inicio, e acrescentar o texto a seguir:

<Directory "C:\xampp\htdocs\projeto-rodando-php-7">
    <FilesMatch "\.php$">
         AllowOverride None
	 SetHandler application/x-httpd-php74-cgi
    </FilesMatch>
</Directory>

c) Reiniciar o Apache

Enfim, depois de inseridas as configurações e criado a estrutura inicial teste a versão criando um arquivo como o nome info.php com codigo <?php phpinfo() ?> para ver se está tudo ok.

Observações finais

Assim poderemos ter quantas versões quisermos do PHP rodando simultaneamente no Xampp. O unico incoveniente é para quem for rodar o PHP composer, que se intalado de modo global, vai sempre usar o PHP padrão…

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.