Por que é tão importante ler e estudar 1ª João

Quando alguém me pergunta sobre onde deve começar a ler a Bíblia, minha resposta está na ponta da língua: comece pela carta de João, depois leia o evangelho de João. É exatamente isso que falo no artigo “Ler a Bíblia – por onde começar“. Se ainda não é um leitor assíduo da Bíblia ou pretende ter um melhor proveito de sua leitura bíblica, aconselho a ler esse artigo. Neste artigo vou explicar o porquê é tão importante ler e estudar 1ª João e assim entender o porque eu o indico como primeira leitura. Outros grandes homens de Deus também pensavam assim. Por exemplo, João Wesley falava que esta carta era “a parte mais profunda das escrituras sagradas”.

Razões principais para ler e estudar 1ª João

Para começar, é uma carta pequena, de fácil leitura e compreensão, não endereçada a ninguém em particular, portanto é importante para todos.

Em segundo lugar, ela é uma carta contendo importantes ensinamentos que todo cristão precisa saber. É incrível como o autor consegue ensinar e reforçar cada princípio, mostrando e repetindo, por vários pontos de vista, o mesmo princípio, em tão poucos versículos.

Só por isso, já deveríamos ler essa carta. Mas para deixar o leitor ainda mais convencido da importância deste legado, quero destacar a seguir alguns desses pontos trabalhados tão poeticamente pelo autor. 

Pequeno, mas completo

A carta de 1ª João tem um resumo daquilo que todo cristão precisa ter para andar na verdade, com fé, sem ser enganado, convicto de que o plano central de Deus para o homem, revelado na palavra de Deus, é verdadeiro e produz vida. O próprio autor revela: “Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna”, 1 Jo 5.15 NVT. Precisa ficar claro para o leitor, que aqueles que creem em Jesus tem certeza da salvação e da vida eterna. 

Para comprovar isso, o autor começa mostrando quem é Jesus. Logo na primeira frase o autor já comenta que Jesus é eternamente Deus, desde o princípio ele é vida. É também o mesmo que eles viram e ouviram o Mestre pregando. João estava convicto de que era isso que eles tinham anunciado aos leitores dessa carta.  E se era esse o evangelho que tinha sido anunciado, então eles deveriam ter comunhão com os apóstolos, uns com os outros e principalmente com Deus. 

Vida radical

Depois de falar sobre o verdadeiro Jesus, ele coloca várias coisas que nos ajudarão a avaliar se nós realmente estamos n’Ele. Tudo muito resumido, prático e direto.

Ou estamos na luz, ou estamos nas trevas. Não existem tons de cinza ou sobra de dúvida. Ou andamos na verdade ou permanecemos na mentira. É simples, Jesus nos purifica de todo o pecado. Afirmar que não pecamos é o mesmo que afirmar que Deus é mentiroso, e é por isso que ele deixa claro a necessidade de todo o cristão confessar o pecado e obter perdão. É uma luta contínua. Não é para pecarmos, mas quando isso acontece, temos um advogado, que também foi o sacrifício que eliminou definitivamente o nosso pecado. 

A luz traz conhecimento. O conhecimento é evidenciado pelas ações de obediência aos mandamentos, que torna a nossa vida parecida com a de Jesus. Portanto, assim como aconteceu com Cristo, nossa vida precisa ser caracterizada pelo amor, um mandamento antigo, mas que se torna novo, possível e verdadeiro através da luz que agora brilha. 

Quanto ao amor, o autor também é radical. Se temos a vida eterna, amamos os irmãos de forma prática, caso contrário, estamos mortos. Esse amor precisa ser como o de Jesus, de ação e não de palavras. Ele mesmo nos capacita a viver esse amor prático e perdoador. Isso nos mostra que cremos em Jesus e somos capazes de vencer o mundo. 

Deus está usando o autor para deixar claro para todos que aqueles que creem no Filho de Deus já tem a vida eterna, amam ao próximo, vivem em comunhão e não vivem pecando.

Conclusão

Hoje nada é pecado, tudo é antiético. Todos querem liberdade, mas ninguém tem tolerância. Apreciam a diversidade mas não aceitam diferente. Na verdade, o mundo está muito chato. É por isso que esse livro é tão importante. Ele dá clareza e traz contraste, tira das sombras e nos posiciona, ou estamos na luz ou nas trevas, na santidade ou no pecado. Faça a sua auto avaliação, de forma sincera. Se não estiver na luz, você pode hoje ter a certeza da vida eterna. Entrega a vida a Jesus, confie nele, confesse o seu pecado e passe a desfrutar da maravilhosa comunhão com Deus e com os irmãos. Se está na luz, cresça em comunhão, santidade e amor, fazendo que a luz de Jesus brilhe cada vez mais.

Para ajudar um pouco mais, compartilho com vocês um video ilustrado das cartas de João, desenvolvido pelo pessoal do Bible Project respeitando os termos de uso.

ler e estudar 1ª Joao - livro auxiliar

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse livro da Bíblia, aconselho o livro “1,2,3 João: Como ter a garantía da salvação” de Hernandes Dias Lopes. Esse livro faz parte da série “Comentário expositivo Agnos“. O link da Amazom que coloco aqui na página tem o preço normal praticado no site, no entanto, se usá-lo você estará colaborando com este site.

Compartilhe este conteudo nas suas redes sociais!

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

2 comentários em “Por que é tão importante ler e estudar 1ª João”

Deixe uma resposta