arrebatamento

Permanecer para subir

Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor, 1Tessalonicenses 4.16, 17.

 

O que vai acontecer no futuro com o homem e o mundo? Frequentemente ouvimos falar sobre “o fim do mundo”, mas não sabemos muito sobre isso nem conhecemos o que Bíblia fala sobre o assunto. Portanto, se eu quero permanecer para subir eu preciso saber que Jesus vai voltar, que sua vinda está próxima e que estou preparado.

1.     Permanecer ciente da volta de Jesus

 

  • Jesus vai voltar

 

A Bíblia afirma categoricamente que Jesus vai voltar, 1Ts 4.16,17; Lc 21.27; At 1.11. Quem crê na Bíblia também precisa crer que ele vai voltar para leva-lo, Jo 14.3. Isso vai acontecer literalmente. Num piscar de olhos seremos transformados, receberemos um corpo grorificado, Fl 3.20-21; Ts 2.14. Iremos ao encontro de Jesus e o veremos face a face.

 

Se Jesus prometeu que voltaria, ele vai cumprir sua promessa. Se a Bíblia profetiza a volta de Jesus, isso vai se cumprir. Centenas de profecias bíblicas se cumpriram literalmente. Isaías 6.11-13 fala que a palestina ficaria desolada, sem moradores nas cidades de Israel; a palestina estava assim antes da formação da nação de Israel em 14/05/1948, nação que se formou em um só dia conforme profecia de Isaías 66.8. Nessa época começou a se cumprir as profecias de Isaias 11.11,12 e Ezequiel 11.17, pois os judeus que estavam espalhados pelo mundo começaram a retornar para Israel e hoje são mais de 8 milhões.

 

As profecias bíblicas estão se cumprindo literalmente, portanto a volta de Jesus vai se cumprir muito em breve também. Se estivermos cientes de sua vinda, não vamos ser surpreendido com seu retorno pois não somos ignorantes quanto ao fato de sua vinda, 1Ts 5.4.

 

  • O céu é real

 

Jesus vai voltar e nos levar para o céu. Em João 14.1-2 ele Jesus nos diz que foi preparar um lugar para nós no céu. Lá não há noite pois Jesus é a luz, não há choro, não há cansaço nem enfermidade. Vai ser fantástico estar no céu com Jesus.

 

  • O inferno é real

 

Há um outro lugar, que foi preparado para o Diabo e todos os demónios. Chama-se inferno. Não foi feito para os homens mas Satanás não quer ir para lá sozinho. Ele quer levar muita gente com ele. A Bíblia fala: Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho. Mateus 7.13.

 

Satanás quer nos distrair para não ficarmos alertas. Ele não quer que nos lembremos que Jesus vai voltar e que está muito próxima a sua vinda.

2.     Permanecer alerta, esperando a volta de Jesus (Sinais da volta de Jesus)

É certo que ninguém sabe o dia nem a hora, Mt 24.36; Mc 13.32. No entanto, não seremos surpreendidos com sua vinda porque estamos esperando esse dia. Já não falta muito. Em Apocalipse 22.12 está escrito “eis que cedo venho”. Jesus falou que algumas coisas aconteceriam quando estivesse próximo o tempo de sua vinda (Mt 24). São sinais de que o noivo está vindo. Em Gênesis 1.14 Deus fala que colocou as estrelas para sinais… em Romanos 8.22 fala que a natureza geme como em dores de parto. Quando o parto se aproxima, as contrações e a frequência que acontecem aumentam. O que a natureza está falando? Grandes secas, grandes chuvas, ventos mais fortes (tufões, furacões) e com mais frequência. Terremotos, chuvas de meteoro, derretimento das Calotas Polares, frio e calor mais intensos, as estações já não estão definidas.

 

Daniel profetizou sobre esta época em que estamos vivendo: “…no fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará” Daniel 12.4. O mundo hoje vive numa correria só, as pessoas vão de um lado para o outro, sempre ocupadas e não têm tempo para nada, nem mesmo para Deus. O conhecimento e a ciência nunca evoluíram tão rápido. Abraão, Davi, Jesus, Paulo (apóstolo), Jonh Wesley (reformador da igreja), Tiradentes e Isaac Newton, para viajar usavam os mesmos transportes: a pé, a cavalo, de carruagem ou de barco a remo ou vela. No século XIX surgiram as primeiras locomotivas e no século XX chegamos na lua! Smartphones, internet, realidade virtual, carros que estacionam sozinhos, já fazem parte do cotidiano, mas já estão chegando carros autônomos (que não precisa de motorista). Impressoras 3D imprimem partes do corpo humano e cultivam-se órgãos do nosso corpo em laboratório. Tudo é virtual: dinheiro, documentos e até relacionamentos.

 

Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que ele está próximo, às portas. Marcos 13:29

 

Estes são alguns exemplos que ilustram bem o fato de que estamos vivendo o tempo que antecede a volta de Jesus. Podíamos falar de muitas outras coisas: catástrofes naturais, epidemias, guerras, fome, etc, mas todos levariam a mesma conclusão.

3.     Permanecer preparado (o que preciso fazer enquanto aguardo Jesus voltar)

Muitas coisas vão acontecer no tempo do fim, depois que Jesus arrebatar a sua igreja. Vai ter a grande tribulação, o anticristo, o falso profeta, o sinal da besta, o milénio, o tribunal de Cristo, a Nova Jerusalém, etc. Todos esses assuntos trazem grande fascínio e nos deixa curioso, no entanto há coisas mais importantes que precisamos nos atentar hoje.

 

A pergunta mais importante de hoje é: estou preparado para me encontrar com Jesus? A coisa mais importante que precisamos fazer para não ficarmos para trás é entregar a vida para Jesus. 2 Coríntios 6.2 fala que aqui e agora é o dia de salvação. Não deixe para depois porque o tempo está acabando, Ele vai voltar.

 

No capítulo 25 do evangelho de Mateus, quando Jesus nos fala de sua volta, ele também fala de 3 coisas que precisamos fazer enquanto esperamos:

 

1) permanecer alertas, vigiando, cheio de unção (azeite) para manter chama acesa – permanecer no Espírito;

Estamos vivendo um tempo em que o poder do Espírito está sendo derramado sem medida sobre a terra. É tempo de vivermos o sobrenatural de Deus. É tempo de vivermos em outra dimensão. Nunca houve um tempo melhor para vivermos os milagres de Deus que este tempo. Se você ainda não tem experimentando o sobrenatural de Deus na seu dia a dia, precisa repensar tudo, porque estamos vivendo um tempos muito especial de Deus: há um derramas do Espírito Santo sobre todos como Joel profetizou (Joel. 2.28) e os sinais estão acontecendo como nunca antes (Mc 16.17,18). Você está cheio de unção e com a chama acesa?

 

2) permanecer trabalhando e dando fruto | engajamento – permanecer atuante no corpo, na Igreja;

Neste tempo que aproxima-se da sua volta precisamos estar envolvidos com a obra de Deus, dando fruto, desenvolvendo nossos talentos, para que Senhor nos ache fiel. O que você tem para apresentar para Deus, frutos ou desculpas?

 

3) permanecer no exercício da misericórdia, pois servir a Jesus é servir o próximo – permanecer relevante para o mundo.

Uma palavra chave aqui é necessidades. Podemos servir nas necessidades das pessoas que estão ao nosso redor. Procure um enfermo e ore para que seja curado! Tem um desempregado, ajude-o a conseguir emprego.

 

Conclusão

É certo que Jesus vai voltar, não sabemos quando, mas certamente estamos vivendo um tempo muito próximo de sua vinda. O importante é agora é estar preparado. Não sei quando ele vem, mas posso me avaliar para saber como estou. Estou preparado? “Sejamos alegres e regozijemos-nos, e demos-lhe glória: Porque a boda do Cordeiro é chegada, e sua noiva já se aprontou.” Apoc. 19.7.

 

Apelo

  • Aceitar a Jesus como salvador e assim e ter direito a viver eternamente com Deus nos céus.
  • Todos que precisam se preparar melhor em alguma área.

Pr. Lisanias

 

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

Nos encoraje deixando seu comentário aqui.